Cidades

Show, literatura e dança fecham semana do aniversário de Niterói

Mart'nalia se apresenta na Praia de São Francisco no domingo (24) Foto: Divulgação

Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Melim e Tributo a Arthur Maia, com nomes como Gilberto Gil fecham a programação. No último fim de semana de celebrações pelo aniversário de Niterói, a Prefeitura preparou uma intensa agenda cultural, com shows, literatura e dança, todos gratuitos.
 
Na quinta-feira (21) começa o ‘I Salão do leitor – Niterói cult’, com diversos autores consagrados , no Solar do Jambeiro, com curadoria do Instituto Zuzu Angel, as inscrições podem ser feitas através do link bit.ly/vemprosalao. A programação segue até domingo, dia 24.
 
No dia que Niterói completa 446 anos, sexta-feira (22), a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói se apresenta, na Praia de São Francisco, com a versão reduzida do espetáculo ‘Modo Sleep’, a partir das 19h, juntamente com a mostra MovimentAções, com outras companhias.
 
No sábado (23) é a vez dos irmãos Melim mostrarem o que há de melhor no Pop, Suf Music, Reaggae, Jazz e MPB, às 19h, na Praia de São Francisco. Fechando a programação em grande estilo, no domingo (24) a partir das 20h, na Praia de São Francisco, haverá “Arthur Maia o Gigante”, um tributo a Arthur Maia, com a participação de músicos consagrados como Gilberto Gil, Mart’nália, Beth Brunno, Renato Rocketh, entre outros.

“Nossa cidade completa 446 anos olhando para o futuro. Estamos investindo em infraestrutura, segurança, saúde e educação. E apostamos na cultura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do município. Adotamos uma política pautada no fomento às artes, na reabertura e criação de espaços públicos e na ampliação do acesso à cultura. A cultura é fundamental para a autoestima de Niterói, mas também para a redução das desigualdades e para a prevenção à violência. Uma programação cultural intensa de aniversário faz parte desse olhar diferenciado”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

A celebração, que teve início no início no último dia 1º, com “Os Imortais Cover Festival”, continuou de semana, 8, 9 e 10 de novembro, com o Festival Rock 80, na Praça do Rádio Amador, em São Francisco. Na programação, ainda teve Marcelo D2; Xande dos Pilares; Dalto; Marcos Zoli; Marcos Sabino; Mc Leozinho; o “Esperienza Degus’Italia”, evento que reuniu música, gastronomia e a cultura italiana em geral, na área externa do Reserva Cultural, entre outros.
 
Para o coordenador de Gestão de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano, a programação reflete a diversidade cultural do município.

“Niterói tem uma cena cultural e musical muito forte e abrangente. Ela vai desde o samba de raiz ao rock. Portanto, a programação que idealizamos está em pleno acordo com o público niteroiense. Temos certeza de que será um sucesso como ocorreu nos anos anteriores. Ainda mais com uma linda homenagem ao nosso querido Arthur Maia, que nos deixou tão precocemente”, diz.

< Acidente deixa um ferido no Largo da Batalha em Niterói Cabo da Marinha é baleado em perseguição na Zona Norte de Niterói <